treinamento funcional

treinamento funcional
Studio...

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Andar e andar e chegar na praia...

Não, a sua vida pode ser mais do que acordar todo dia pela manhã, tomar banho já pensando no que tem que ser feito, engolindo um café preto e usando todo tipo de blasfêmia no trânsito.
Sua vida é mais do que pagar contas para se ter um carro confiável ( ou melhor do que do vizinho),  é mais do que a mensalidade da escola, do clube , do financiamento.
Não, sua " fuga" não precisa ser o restaurante, o bar, o futebol de quarta ( é o fim se, sua fuga, descanso for ver o futebol ). Você não precisa se sujeitar a coisas que não quer. Não, não ter que ser assim.
Você não precisa se sentir como se andasse, andasse e andasse para que no " fim", chegar na praia. Como? Com que saúde? De que forma?
Talvez com tantas restrições, tantos medos, tantas omissões, tantos nãos... Por filhos, por pais, por saúde, por tantas coisas.
E
E, quando resolve fazer alguma coisa...fica a mercê de uma academia...aí você se vê na fila do estacionamento, banheiros cheios e apertados, sala de musculação com 30 alunos para cada professor, filas em aparelhos, aparelhos sujos, suados, fila para tomar água, fila pra pegar o carro...com certeza, você não merece isso, aliás você não precisa disso, essa não é a única forma de cuidar de sua saúde, não assim, não ficando mais estressado ainda. Eu posso não saber como você chegará na sua "praia" no final,mas uma coisa eu posso te garantir, aqui no Studio 2 - Treinamento Funcional e Saúde você chegará em pé, chegará forte, chegará saudável e com certeza ira se divertir, aprender e superar nesse período, e, fique sossegado, sem fila. Studio 2, onde você não é apenas mais um. Agende sua visita. Um ótimo fim de semana, até breve.

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Saúde sim, mas sem excessos...

Bom dia. Tenho tentado responder a muitas pessoas sobre o que penso,o que acho sobre saúde, qualidade de vida, exercícios físicos, etc, etc...isso por todos os anos que dedico á trabalhar com pessoas e lhes dar respostas físicas sobre tal.

Pode parecer loucura o que vou dizer, mas exercício demais é tão ruim quanto a falta dele, assim como até excesso de água é ruim e fatal, sim um processo complexo chamado hiponatremia, mas isso é assunto para outro dia.

Quando falo que o excesso de atividade física é ruim, digo com base em minha experiência, apoiado em dados científicos e também com vivência prática de atletas. Todo atleta de elite não têm saúde.....O quê ??? Ficou louco?

Não gente, excesso de treinamento é ruim, ultrapassa a linha da saúde, requer demais de suas articulações, de seus músculos, de todo o seu organismo. Ainda acha que estou falando bobeira, pergunte a quem é atleta profissional e me conta depois. As pessoas convivem com a dor todo o dia, e, dor não é sinal de saúde e sim, uma luz de alerta.

Mas essas palavras não são pra ressaltar dados comprovados, e sim para de uma vez por todas falar : Leve sua vida em EQUILÍBRIO.

Eu jamais falei:

Não fume

Não beba

Não coma carne vermelha

Não coma em excesso

Não durma menos do que 8 horas por dia

Não beba menos do que 2 litros de água por dia.

Enfim, as vezes que comento são momentos de ajuda, de coordenação, de direcionamento. Acredito que todos somos adultos e todos sabemos o que rola de certo e errado. O que digo aqui é VIVA SUA VIDA, aproveite as oportunidades e não deixe de ser feliz, faça atividade física sim, mas faça porque é saudável, faça porque gosta, porque se sente bem, esqueça a obrigatoriedade, faça o que mais gosta,  apenas curta fazer. Dance, pratique esporte, nade, corra, escale, ....SE MEXA. 

E mas uma vez, todo excesso é ruim. Assim como a falta também...EQUILÍBRIO é esse nosso foco. Estamos de olho.

até daqui á pouco.... 

terça-feira, 8 de maio de 2012

Essência do Treinamento Funcional

http://manuellarangel.com.br/wp-content/uploads/functional_training.jpg

O functional trianing, ou treinamento funcional, é uma técnica de treinamento físico fulcrada no desenvolvimento de um sistema neuromuscular integrado, cujo objetivo principal é tornar o corpo humano uma máquina de locomoção mais eficiente

  Ainda no desconhecido do público no Brasil, sabe-se pouco acerca desta técnica de treinamento, bem como de seus benefícios, pontos que este artigo vem esclarecer. 

  A maior virtude do functional training é a notória percepção de como a máquina "corpo humano" funciona. Há muitos anos, mantém-se uma cultura de treinamento voltada ao ganho de massa, à hipertrofia, à queima de calorias e, quase sempre, o fator qualidade de movimento é negligenciado. 

  O functional training surge exatamente da necessidade de se suprir a carência existente na integração dos movimentos do corpo quando da realização de exercícios. Com base nisto, parte da premissa de que o corpo humano é uma máquina criada para trabalhar em constantes ciclos de estabilidade e/ou mobilidade, variando conforme a área do corpo trabalhada no momento. 

  Assim, os maiores responsáveis por todo o suporte dessa cadeia cíclica são os músculos da parede abdominal que se estendem posterior e conjuntamente com os músculos estabilizadores da coluna lombar, conectando as atividades dos membros superiores com as atividades dos membros inferiores. 

Funcionalmente falando, nenhuma atividade seria realizada em nosso corpo, caso estes músculos estabilizadores não trabalhassem eficientemente para que os membros, tanto inferiores quanto superiores, pudessem executar suas funções. 

Com essa noção, é possível notar que o desenvolvimento da estabilidade do tronco é essencial para o desenvolvimento de qualquer atividade física, desde as simples, como caminhar, correr, sentar, levantar, agachar, subir e descer escada, às complexas, como a prática de esportes recreativos e de alto rendimento. 

Para trabalhar-se o tronco, utilizamos algumas ferramentas de trabalho que conjugam o estímulo de estabilidade aos músculos que tem como funcao principal "estabilizcao" e prtotecao da espinha dorsal: 

Bridges (pontes) - Exercício educativo de ativação muscular dos extensores do quadril, estimulando os músculos estabilizadores da cadeia posterior do tronco; (assistir vídeo) 

Core Hold (estabilização de tronco com transição) - Exercício educativo cuja finalidade é ativar a musculatura da cadeia anterior do tronco. A parede abdominal aqui tem a função de prevenir a hiperextensão da coluna lombar. O trabalho em transição é um estimulo a mais para que os músculos da parede permaneçam executando sua função em movimento; (assistir vídeo) 

Monster Walk (Passada Lateral) - a resistência oferecida pela liga exige que os estabilizadores do ombro sejam ativados, enquanto que os extensores da espinha dorsal mantêm estável o movimento, auxiliando também na estabilização da escápula durante a execução da passada lateral, onde ocorre recrutamento dos músculos do quadril; (assistir vídeo) 

Airplane (Avião) - Exercício de estabilidade do tronco e dos ombros e de mobilidade para a articulação do quadril. Adotando uma posição em forma de "T", o exercício é executado unilateralmente com elevação de uma das pernas, algo como um pêndulo. Este é um dos exercícios mais funcionais dentre os existentes, pois, num mesmo movimento, realiza a ativação dos estabilizadores da escápula, dos extensores da coluna dorsal, dos músculos mobilizadores e dos estabilizadores do quadril. É um incrível estímulo proprioceptivo a toda cadeia posterior do sistema neuromuscular locomotor; (assistir vídeo). 

Eis, portanto, uma pequena amostra do que o Functional Training pode oferecer. Um sistema neuromuscular locomotor mais eficiente se mostra primordial para o bom desempenho de qualquer atividade. Na maioria dos casos, um simples trabalho de autoconsciência corporal é o essencial para que se alcancem ganhos consideráveis de rendimento físico.

Fonte

educacaofisicaa.net